quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SÁBIOS E IGNORANTES

Sábios e Ignorantes

AS alegrias da compreensão são os tesouros de Deus; Ele assinala a cada um sua parte, na medida que Lhe pareça melhor.
Dotou-te Ele de sabedoria? Iluminou tua mente com o conhecimento da verdade? Transmite-a ao ignorante, para sua instrução; comunica-a ao sábio, para teu próprio progresso.
A verdadeira sabedoria presume menos que a insensatez. O homem sábio freqüentemente duvida e muda de idéia; o tolo é obstinado e não duvida; ele conhece todas as coisas menos sua própria ignorância.
O orgulho da mente vazia é uma abominação; a tagarelice é a insensatez do desatino; entretanto, uma parte da sabedoria está em suportar com paciência estas impertinências e ter piedade de seus disparates.
No entanto, não fiques cheio de tua própria vaidade, nem te vanglories de tua compreensão superior; o mais límpido conhecimento humano não passa de cegueira e loucura.
O homem sábio sente suas imperfeições e é humilde; em vão se esforça por obter sua própria aprovação; mas o tolo olha o raso regato de sua própria mente e se compraz nos seixos que vê ao fundo; ele os apanha e os exibe como se fossem pérolas; deleita-se com o aplauso de seus semelhantes.
Ele se vangloria de feitos que não têm valor, mas daquilo que é uma vergonha ignorar ele nada sabe.
Mesmo nas sendas da sabedoria ele persegue a insensatez; vergonha e desapontamento são a recompensa de seu esforço.
Mas o homem sábio cultiva sua mente com os conhecimentos; seu prazer é o progresso das artes, e sua utilidade para a sociedade coroa-o de honrarias.
Não obstante, alcançar a virtude é o que ele considera a mais elevada sabedoria, e a ciência da felicidade é o estudo de sua própria vida.

Um comentário:

  1. Ei, conforme prometido, meu primeiro comentário no seu blog... Esse texto é seu? Arrasou! Tem que incluir "candidato a ABL" no seu perfil...
    Falando sério, muito bom, consistente e verdadeiro sem demagogias. Já estou na espera do próximo.
    Bjinho
    Paula

    ResponderExcluir